terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aracnídeos:o que são peçonhas


Peçonha é uma substância tóxica produzida e introduzida por um aparato inoculatório presente no ser vivo produtor.



Peçonha são às toxinas que são utilizadas ativamente para caça ou defesa. Os animais que produzem peçonha são peçonhentos. Em contraste, os animais venenosos produzem venenos, que são utilizados de forma passiva para defesa.


Animais Peçonhentos além de serem venenosos, possuem um mecanismo qualquer que permite ser injetado seu veneno no organismo de outro animal.


As peçonhas podem ser compostas por diversas formas, sendo comum a presença de proteínas e peptídeos(biomoléculas formadas pela ligação de duas ou mais moléculas orgânicas atrávés de ligações do tipo amida).

Bibliografia:http://www.academiadeteologo.com.br/index.php?n=23&letra=P
                  http://pt.wikipedia.org/wiki/Peçonha

sábado, 26 de setembro de 2009

A produção da pérola nos bivalves

As pérolas são produzidas por moluscos bivalves.

A produção começa quando algo estranho (como um grão de areia) entra na concha do molusco, a ostra começa a produzir camadas de madrepérola para se proteger do grão, formando a pérola. Esse processo demora muito tempo.
                                               




Bibliografia:


http://www.colegioweb.com.br/biologia/producao-de-perolas
http://s3.amazonaws.com/pixmac-preview/000012030601.jpg

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os Anelídeos

Anelídeos são animais que tem cerca de 15 mil especies, vivem no solo úmido, água doce e salgada e podem ser tanto parasitas quanto ter vida livre. Podem ser hermafroditas ( apresenta sistema genital feminino e masculino) e ter sexo separado. Podem ser sitadas as minhocas, sanguessugas e os poliquetas ( muitas cerdas), que normalmente abitam o ambiente aquatico.




Anelídeos marinhos e seus habitos :
Os anelídeos marinhos se concentram no grupo dos poliquetas, tem o habito de "flutuar" livremente e outros tem o habito de se esconder em tubos que eles mesmos construiram.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Teníase

A teníase é causada pela ingestão do Tênia(Taenia Saginata ou Taenia Solium),na maioria das vezes,os pacientes não percebem que convivem com o parasita.


Sintomas:Perda de fome, enjoo, diarréia freqüente, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.
Tratamento:A teníase é tratada por medicamentos orais.
Nome do medicamento:Niclosamida
Prevenções:Educação sanitária,lavar as mãos após o uso do banheiro e lavar bem as carnes,não consumir mal passadas.

Elefantíase...

ou filariose é uma doença onde a picada do mosquito faz com que a pessoa contaminada a obtenha, a doença pode ser passada pelo mosquito Culex,Anopheles,Mansonia ou Aedes. Após cerca de oito meses da infecção começam a produzir microfilárias que surgem no sangue, assim como em muitos órgãos.
Sintomas : Com a transmissão pelos vasos sanguíneos o sistema imunológico reage, criando sintomas como : febre, asma, mal estar, tosse, fadiga, com inchaços nos membros e mamas. Ás vezes, as pernas ficam grossas, com aparência igual a patas de elefante, descrito como elefantíase.
Tratamento : O tratamento é feito por meio de medicamentos, de acordo com as manifestações resultantes da infecção pelos vermes  e depende do tipo e grau de lesão que estes vermes provocaram e suas consequências.
Prevenção : É muito útil usar roupas que cubram todo o máximo do corpo, repelentes e redes mosquiteiros.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Poríferos e Cnidários:A importância dos corais para o equilíbrio dos ecossistemas

 Os corais,
pequenos pólipos fabricantes de exoesqueleto que organizam-se em colônias,são muito ricos em biodiversidade marinha.
 São extremamente importantes para o ecossistema,pois além de servirem de abrigo,fornecem também alimento à peixes,crustáceos e invertebrados,servem como filtradores da água,alimentando-se de restos orgânicos e microorgamismos existentes nela e também de plânctons.
 Exportam matéria orgânica e nitrogênio para seu redor,aumentando a produtividade das águas e a reprodução de muitos peixes.